21 setembro 2010

Medicina Tradicional Chinesa


Medicina Tradicional Chinesa, também conhecida por MTC, é uma das práticas mais eficientes que eu já vi. A MTC se fundamenta numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Ela inclui entre seus princípios o estudo da relação yin/yang, da teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos meridianos do corpo humano. Além disso, engloba conceitos como "calor de sangue", "deficiência do baço" etc. Você sabia que pessoas que estão com o baço deficiente, comem doces em excesso e pensam demais? Já aconteceu isso com você? Nesse caso, um bom acupunturista iria tonificar seu baço e, quem sabe, te evitar um problemão como uma diabete.
Infelizmente poucas pessoas conhecem e eu gostaria de ter mais tempo para conseguir estudar MTC também (quem sabe quando eu terminar a faculdade...), pois são conceitos com os quais você consegue "trabalhar" qualquer órgão que esteja deficiente, entre muitas outras coisas.
Se você ficou interessado, lhe indico um blog de uma excelente acupunturista/terapeuta que escreve colunas no jornal de sua cidade e as publica no blog. Lá vocês se familiarizarão melhor com tais conceitos. O endereço é:
http://www.snconsultoria.blogspot.com/

Boa leitura!

Um comentário:

Lucas disse...

Muito interessante essa matéria da MTC!
vou dar uma olhada no link q vc indicou.