15 setembro 2010

Luz Ultravioleta


Você já parou para pensar por que a luz ultravioleta emitida pelo sol causa apenas câncer de pele e não outros tipos de câncer?!
Pode reparar, já ouviu falar de alguém que teve câncer no pulmão ou no fígado por ficar tempo demais exposto ao sol? Provavelmente não. Isso acontece porque a luz ultravioleta (UV) tem baixo poder de penetração. E o que isso significa? Significa que ela danifica apenas as células mais superficiais do corpo, como as células epiteliais.

Provavelmente quando você era pequeno, depois de sair do banho, ouvia sua mãe ou avó dizer, "Põe a toalha no varal para matar os bichos". Essa é uma prática correta e até bastante eficiente, mas tem um porém. A luz ultravioleta só tem essa ação esterilizante exatamente na área que está incidindo, ou seja, se você coloca a toalha no varal, depois de algum tempo vai ter que virá-la de modo que o lado de baixo fique exposto à luz solar. Só assim você danificará os microrganismos existentes na mesma.

Quando é aplicado luz ultravioleta sobre um ambiente para esterilizá-lo, estará livre de contaminação apenas as superfícies nas quais a luz está incidindo. Se a luz estiver no teto e tiver uma mesa nesse lugar, a superfície de cima da mesa estará esterilizada, porém embaixo da mesa ainda teremos foco de contaminação. Por isso, fique esperto!

Nenhum comentário: