06 setembro 2010

Fibras alimentares


Com certeza você já está cansado de ouvir que ingerir fibras todos os dias é importante para sua saúde. Porém o que não é divulgado é o porquê disso. Entenda um pouco mais...

Fibras são componentes encontrados em verduras, frutas e farinhas não- refinadas e começou a se tornar um assunto muito importante na década de 70 a partir do estudo de dois médicos ingleses, Denis Burkitt e Hugh Trowell, que descobriram que muitas das doenças ocidentais eram decorrentes da dieta carente de fibras.

O nosso organismo é extremamente cuidadoso para não gastar energia além do necessário, portanto tudo o que pode ser reaproveitado, será, inclusive as gorduras. Ao invés de eliminar as gorduras do corpo e produzir novas, ele reabsorve aquelas já existentes no intestino e leva para a circulação sanguínea para compor a bile. Quando ingerimos fibras, elas capturam as gorduras existentes no intestino e as eliminam nas fezes, forçando nosso intestino a capturar as gorduras da dieta para formar a bile. Quando isso não acontece, as gorduras que ingerimos não são utilizadas e formam-se os “pneuzinhos” tão indesejados, além das mais diversas doenças.

O problema é que a nossa cultura alimentar já não é tão generosa conosco, pois tudo o que comemos passa pelo processo de refinação. Por exemplo, na farinha de trigo, o refinamento industrial remove o farelo de trigo do grão e este é composto por 50% de fibra alimentar.

Fibra é uma maravilha para a saúde, mas calma lá também. A fibra deve ser proveniente do próprio alimento que a contém, que possui a proporção fisiológica entre as fibras e os nutrientes. Fibras em excesso podem provocar diarréia ou deficiência de nutrientes, pois as fibras também aderem ao ácido fólico, ferro, cálcio, zinco, fósforo e outros, impedindo sua absorção e eliminando-os nas fezes.

Aqui vale o conhecimento antigo de que a natureza é sábia, ela nos proporciona exatamente o que precisamos e na quantidade que precisamos. Fique atento! Uma boa semana com muitas fibras para você...

2 comentários:

Lucas disse...

muito bom mari! adorei
bjo

marianadias disse...

Obrigada Lucas!