20 agosto 2010

Kefir

Você já ouviu falar? Kefir é uma colônia de diversos microrganismos simbióticos, entre eles leveduras e lactobacilos, conhecido por ser um complemento alimentar probiótico. É uma bebida originária da região do Cáucaso, onde é considerado sagrado, por acreditarem ser um presente de Alá ao povo muçulmano. Por essa razão não pode ser vendido, apenas doado.

Só por essa história já parece bastante interessante, não?! Pois saiba que o kefir possui diversas propriedades medicinais. Ele é conhecido por ser antibacteriano, antifúngico, antiviral, anticancerígeno e antimutagênico. As duas últimas propriedades devido a um polissacarídeo hidrossolúvel formado no seu metabolismo que pode inibir o crescimento de tumores malignos(1). Louco, né?! Essas propriedades “anti...” devem-se à capacidade do kefir de limpar a membrana intestinal, que é o local de maior armazenamento dos microrganismos patogênicos e o principal local de acesso à circulação sanguínea. É ótimo para quem tem constipação intestinal! Você toma e pode ter certeza, não fica nada na barriga, limpa tudo mesmo!

Outra propriedade que poucos conhecem é a basificação do meio. No mundo moderno, onde tudo o que comemos deixa nosso organismo super ácido (incluindo-se lanches, chocolate, agrotóxicos, carne, açúcar...), essa função mostra-se muito útil, pois como já falei em um post anterior a acidificação do organismo deixa o mesmo mais propenso a infecções.

Quanto à aparência são grãos esbranquiçados (figura) que a maioria das pessoas cultiva em leite, porém quem tem alergia ao mesmo (e acreditem isso representa uma GRANDE parte da população) pode cultivar o kefir em água com açúcar, de preferência mascavo.




Essa água deve ser trocada todo dia e “os bichinhos”, como eu gosto de chamá-los devem tomar banho toda semana, senão podem morrer. Ou seja, dar uma lavadinha em uma peneira com água filtrada e depois retornar ao vasilhame de costume.

Como eu disse no começo, eles não são vendidos, por isso não é fácil encontrar kefir por aí, mas ontem eu achei um blog muito legal onde uma moça dá maiores informações sobre os grãos e faz doações!! Dá uma passadinha por lá. O endereço do blog é:

http://kefir-tesouroprobiotico.blogspot.com/.

(1)Shiomi M; Sasaki K; Murofushi M; Aibara K. Antitumor activity in mice of orally administered polysaccharide from Kefir grain. Jpn J Med Sci Biol. 1982 Apr;35(2):75-80.

2 comentários:

Luciana Gomes- DOAÇÕES DE KEFIR disse...

Mariana, adorei o post!! Muito instrutivo! O kefir realmente merece ser divulgado... é uma maravilha dos céus para a nossa saúde!! Bjos

BLZ disse...

Mariana,

A ideia do seu blog é inovadora e renova o caratér dos blogs especializados no assunto. A abordagem diferenciada do assunto com certeza irá atrair multidões. Isso aqui é sucesso certo e acho que só depende do seu esforço, e pelo que tenho visto aqui não vai faltar. Vou acaompanhar o blog sempre.

Grande Beijo!